Machado de Assis

dezembro 21, 2016 Fernanda Salles - Cotidiano Alternativo 8 Comments

Joaquim Maria Machado de Assis, é, sem dúvidas, um dos escritores que mais gosto de ler as palavras (e o que mais leria?). O modo como ele se dirige ao leitor faz parecer que, não ele, mas eu mesma estou sentada àquela mesa. 

Este livro, publicado em 1974, pela editora Três conta a história da vida desse grande autor. Sua batalha para se tornar escritor, as dificuldades que enfrentou, e quando foi que ele se tornou D. Casmurro. 

 
Letrinhas desbotando *-* 







Capa 

Sem dúvidas, o que mais chamou minha atenção foi o número de amigos que Machado perdeu ao longo de sua vida, não posso deixar de ressaltar também sua capacidade de fazer amigos, ao ler seus livros nunca havia imaginado nada além do Casmurro e agora vejo que há, e o admiro ainda mais. 
Não bastasse perder os amigos ele ainda perdeu sua amada Carolina, e ai eu quase chorei.

Agora já sei porque todos gostam de colocar essas flores em tudo quanto é foto

Trecho de Quincas Borba
 Um livro ótimo, de leitura rápida e indispensável para quem, assim como eu, admira este grande escritor brasileiro.


Agora estou aqui pensando, o que ele acharia desse meu texto mal escrito? haha
E eu tentei caprichar mais.
É isso, alguém por ai tem este livro?

Beijos.


8 comentários:

  1. Olá, Fernanda. Realmente Machado de Assis é um grande escritor. Apesar de não ser uma das leituras que eu goste de ler, me parece ser bem legal o livro. Até mais! ♡
    Eutheromania e Hematomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emy, Machado de Assis é tão bom de ler... Dê a ele mais uma chance.
      Até ♥

      Excluir
  2. AMO Machado! Um gênio da literatura brasileira. Esse livro é uma graça, a edição é de que ano? Tenho um Memórias Póstumas de Brás Cubas que está assim também, com as letrinhas desbotando. E por falar em Memórias Póstumas, como odiei a primeira vez que li! Achei chato! Ele conversava comigo de um jeito que eu não me sentia confortável. Li uns dois anos depois e amei. Machado tem dessas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro livro que li dele foi Dom Casmurro e gostei justamente pelo modo como ele conversava comigo e me fazia sentir confortável.
      A edição é de 1974, com as letrinhas assim em dourado dele, só tenho Quincas Borba e Helena. Os outros estão em capa dura comum que consegui comprar por 10 moedas no submarino e quase morri de amores.
      Aliás, sou apaixonada por Memórias Póstumas!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá,Fernanda! Como você está? Realmente ele é um dos melhores escritores da nossa era,e esse livro é da primeira edição? Eu acho a coisa mais linda com as letras desbotando,da a impressão de mais antigo ainda né? As flores dão um realce a mais nas fotos! Os quotes grifados realmente são um dos melhores e você por algum momento já leu Cecília Meireles? Eu gosto muito dela! Na biblioteca onde eu ir tia muitos livros escritos por ele,uma vez ou outra eu sempre pegava.
    Beijos ♡
    | reckless | e Hematomas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luccas, eu estou bem, e você?
      Eu não tenho certeza se este livro teve mais que essa edição, mas essa é a primeira sim. Essas flores são um amor, vieram nas lembrancinhas de uma despedida de solteiro que fui.
      Li Cecília há muito tempo, e gosto sim.
      Beijos.

      Excluir
  4. O meu costume e amor por classicos da literatura brasileira só foi despertar recentemente. Mas estou a gostar bastante. Suas fotos ficaram otímas :D Bjinhos.

    ResponderExcluir