A depressão não é o mal do século. A ansiedade é.

novembro 15, 2017 Fernanda Salles - Cotidiano Alternativo 0 Comments



     Antes de vocês lerem este texto, um aviso: Não, eu não estou com depressão, eu só quero falar deste tema tão sensível que as pessoas costumam tratar com tanta insensibilidade. 

    A depressão não é o mal do século. A ansiedade é. A falta de amor próprio é. A falta de confiança em si mesmo é. A falta de confiança nos outros é. 
    As pessoas falam de depressão como se fosse um tema simples, algo fácil de explicar "é tristeza demais". Mas será que é só isso mesmo? É claro que não. Como dizia Ira! "A loucura que faz o cara dar um tiro na cabeça", é algo intenso e diferente para cada pessoa.
    Viver é uma coisa boa, tem seus altos e baixos mas sempre estamos tentando nos alegrar, com filmes, livros, lazer, com amor, mas para algumas pessoas encontrar tudo isso é muito difícil, e às vezes, não raro, mesmo com todas essas coisas ao redor, a depressão dá o golpe na pessoa. Basta um choque, um medo, uma angústia.
     E "se começar foi fácil, difícil vai ser parar", sair da depressão é a parte mais dura, é uma guerra interna, você discute com si mesmo, é difícil conseguir sair daquele buraco tão fundo, mas é necessário. Se você não se sente bem, diga para alguém, não tente reprimir, isso não vai te ajudar, não vai ajudar quem está ao seu lado e quem está de fora pode te ajudar a achar um caminho diferente a ser traçado, um que não envolva dor, escuridão e tensão constante. Tenha acessos de choro, ninguém precisa conter a dor, isso só faz doer mais. Entre num clube de cartas, leia um livro, coma uma lata inteira de brigadeiro, sorvete, saia por ai na rua cantando gritado de bicicleta tomando vento no cabelo, use as roupas que quiser, dê a si mesmo a oportunidade de conhecer pessoas novas, confie um pouco e devagar mas confie. Mude-se de cidade, de casa, pinte seu apê de laranja, faça um tatuagem nova, fure um piercing. Só não se renda.
    As pessoas falam de depressão como se fosse só isso, mas é uma coisa diferente para cada pessoa, cada cérebro, cada alma. Os motivos que levam à essa doença são inúmeros num mundo como o nosso, cheio de pessoas que vazias e frias, mas há pessoas boas, quentes, com abraços que parecem casa, só se permita encontrar essas pessoas.
     Keep tranquileba honey.
 
     Fiquem com este clipe dos Titãs, Enquanto Houver Sol e acreditem na letra.


0 comentários: